• Home
  • keyboard_arrow_rightArthur de Faria

Arthur de Faria


Background
share close
autor_arthurdefaria

Arthur de Faria é músico, arranjador, compositor, produtor de discos, pesquisador e doutorando em literatura brasileira (UFRGS) e autor da série em podcast ELIS UMA BIOGRAFIA MUSICAL baseada no seu livro homônimo.

Escreveu música para 22 curtas, medias-metragem e 13 longa-metragens – como Insolação (2009), de Daniela Thomas e Felipe Hirsch, estreado no Festival de Veneza, Severina (2017), de Felipe, no Festival de Locarno ou a A Mulher do Pai (2016), de Cristiane Oliveira, o grande vencedor do Festival do Rio.

Também assina a trilha de 25 espetáculos teatrais e dois de dança e é o compositor e diretor musical da Ultralíricos, coletivo teatral de Felipe Hirsch, com oito espetáculos: Puzzle (A) (B) (C) – estreados em Frankfurt – Puzzle (D), A Comédia e A Tragédia Latino-Americana – apresentada no Brasil, Alemanha, Portugal e Chile – Selvageria e Fim. Por A Tragédia… foi indicado ao Prêmio Shell 2016.

Atualmente integra o Música Menor, duo com o argentino Omar Giammarco  e o Duo Deno, dupla com o multi-instrumentista Fernando Pezão.

E em 2018 fundou seu projeto mais ambicioso: a Tum Toin Foin, banda de câmara com 10 músicos, eruditos e populares, para interpretar seu repertório instrumental e algumas trilhas que compôs.

Publicou nove trabalhos, como o livro-com-CDs Um Século de Música no RS, livros-CDs sobre Elis Regina, Lupicínio Rodrigues e Carlos Gardel para coleções da Folha de São Paulo e o livro Elis – Uma Biografia Musical.

Foi ouvidor do Santander Cultural, palestrante e curador no Projeto Rumos do Itaú Cultural e membro de comissões do prêmio Multicultural Estadão, Petrobrás e Natura.

Mestre em Literatura Brasileira, com ênfase em canção, dá aulas e palestras sobre música brasileira no Brasil, Argentina e Uruguay.